Vinha dos Ultras 2020
Descubra o António Maçanita Vinha Dos Utras Branco 2020, um vinho branco dos Açores que celebra a tradição vitivinícola da região. Plantado nas fendas da rocha vulcânica, a escassos metros do mar, este vinho é uma homenagem a Joss Hurtere, um flamengo determinante para o desenvolvimento da vinha nestas ilhas.
Produzido a partir de uma vinha com 60 a 80 anos, o Vinha Dos Utras Branco é dominado pela casta Arinto dos Açores, complementada por Verdelho, Boal e Alicante branco. Este vinho apresenta uma mineralidade intensa e uma complexidade única, refletindo o terroir vulcânico dos Açores.
Vindimado à mão e selecionado em mesa de escolha, o mosto é prensado diretamente e decantado a frio por 12 horas. As primeiras prensas são vinificadas em inox (70%), enquanto as segundas prensas fermentam em barrica. Este método cuidadoso resulta em um vinho de grande concentração e caráter.
Branco Vulcânico
O Branco Vulcânico é um vinho fresco, mineral e salino, tem a matriz das castas e Terroir Açorianos, mas com um aroma mais exuberante, mais tropical, mais ananás e maracujá açorianos, de fruta fresca com acidez.
Monte da Ria Síria
Um vinho de paladar jovem e fresco, com aromas delicados e frutados. Na boca é mineral e apresenta-se bem fresco, com final equilibrado. Todas as características da casta Siria estão bem presentes, bem como alguma salinidade do terroir.
Monte da Ria Arinto
De cor citrina pálido, resulta um vinho com aromas frutados e citrininos marcados, com algumas notas florais. Na boca apresenta-se bem fresco, estruturado, com volume e final equilibrado e típico ligeiro toque salgado e mineral. O Arinto bem presente, com a sua acidez marcada, bem como sua frescura e caracter citrino típico do terroir e casta.
Quinta da Ramalhosa Vinhas Velhas Branco
Um blend de vinhas velhas com as castas Bical, Malvasia Fina, Encruzado, Fernão Pires e Rabo de Ovelha, onde a fermentação finalizou em barricas novas e permaneceu durante 18 meses. A acidez viva combina com a estrutura de boca e um nariz cheio de fruta.
Ramalhosa Field Blend Branco
Apresenta uma amarelo citrino, no nariz é cítrico, acidez marcante, a complexidade no copo evidencia aromas florais frescos. Na boca a acidez persiste, suave e elegante, sem arestas e muito gastronómico.
Ramalhosa Encruzado
Aroma neutro e puro, típico do Encruzado muito jovem, flores brancas, fruta citrina discreta, minerais esmagados, a barrica não marca o vinho. Muito cremoso na boca, untuoso, com a acidez muito harmoniosa a segurar a prova de boca. Sempre contido, firme, a pedir tempo. Uma bela expressão da casta.
Kelman Encruzado Barrel Fermented
O Kelman Encruzado Barrel Fermented é um vinho branco da região do Dão. Na boca é intenso, com volume e um final persistente. Vinho de produção reduzida e numerada de apenas 1750 garrafas.
Kelman Encruzado
Vinho com aroma típico e paladar muito fresco, com aromas intensos de frutas brancas. Algumas notas tostadas e citrinas. Na boca apresenta-se intenso, com volume, estrutura e final persistente. Ressalta a untuosidade, acidez e mineralidade na versão com barricas e a grande frescura na versão sem barricas.
Dom Vicente Malvasia Fina
Um vinho com paladar jovem e fresco, com aromas intensos, florais e frutados. Na boca é mineral e apresenta-se bem fresco, estruturado e com final equilibrado. Este vinho pretende transmitir bem a tipicidade e capacidades da casta, com a frescura e riqueza aromática da Malvasia Fina.
Dom Vicente Encruzado Grande Reserva Barricas
Um vinho com paladar jovem e fresco, com aromas tostados e frutados. Mostra a frescura e mineralidade da casta em equilíbrio com boa acidez e volume, dando grande potencial gastronómico.
Dom Vicente Encruzado na Talha
Procurando inspiração em tempos ancestrais, este vinho foi fermentado de modo natural em talhas muito antigas, onde estagiou 3 meses. Vinho de aromas frescos, citrinos e fruta ligeira, associado a notas bem minerais típicas do ENCRUZADO. Na boca marca a mineralidade e acidez.
Teixuga Branco
Este vinho apresenta-se de cor amarelo palha, com aroma de grande intensidade, revelando a complexidade aromática que se deve às particulares condições de estágio e às características da casta Encruzado. No nariz, destaca-se a superior integração dos aromas oriundos do carvalho francês onde estagiou. Na boca, o ataque é intenso, volumoso, revelando uma acidez viva mas muito integrada. O final é longo e memorável.
Caminhos Cruzados Reserva Encruzado
Encruzado, a grande casta branca do Dão, aqui com parte do lote fermentado em barricas de carvalho francês. Grande frescura e mineralidade a que se alia uma enorme capacidade de evolução em garrafa.
Vinhas da Teixuga Branco
O Vinhas da Teixuga Branco é um vinho de lote obtido com várias castas, de uvas das colheitas de 2016, 2017 e 2018. Um desafio que foi colocado à equipa de enologia e que foi largamente superado. Harmonizar vinhos de três anos diferentes e conseguir que o conjunto fosse superior à soma das partes obrigou a um cuidadoso trabalho de seleção das barricas, para que o resultado fosse ao encontro do pretendido. Foi possível obter um vinho de tom dourado, com aromas expressivos de alperce e suaves notas fumadas de grande complexidade. Fresco e elegante, tem um final de boca persistente.
Caminhos Cruzados Colheita Branco
Elegante, fresco e vibrante, revela-se a companhia perfeita para qualquer refeição.
Quinta das Maias Malvasia Fina
Quinta das Maias Malvasia Fina Branco apresenta uma cor palha clara, perfeitamente límpida, com um bouquet intenso que combina notas florais e cítricas em perfeita harmonia com as suaves notas amanteigadas resultantes da “bâtonnage”. Na boca, revela-se fresco e bem estruturado, com potencial para um bom envelhecimento, seguindo o perfil clássico dos vinhos brancos do Dão.
Quinta das Maias Barcelo
As uvas são esmagadas com desengace parcial, seguido de ligeira prensagem automática. O mosto era gerido pela gravidade e decantação, a fermentação ocorria a temperaturas entre 16 e 18 ºC. Após a fermentação, o vinho assentava sobre borras com bâtonnage a base de azoto. O vinho foi estabilizado por arrefecimento e uma leve filtração antes do engarrafamento. Cor dourada, equilibrado com boa plenitude. Há notas de pêra branca, manteiga, ameixas amarelas mal maduras, flor de limão, flores de camomila e um bom sabor residual de cânfora.
Quinta dos Roques Encruzado
Vinho de cor palha claro e aspecto límpido; boa intensidade aromática onde ressaltam notas de limão e frutos tropicais a que se junta o tostado das barricas, fino e agradável; na boca a primeira sensação é de frescura, mas logo se reconhece a grande estrutura e complexidade do vinho; o final é longo e muito prolongado.
Ortigão Arinto-Bical Branco
Luminoso de cor verde citron. Aroma típico da uva, tropical e frutas exóticas. Sabor fresco e frutado e equilibrado.
Conde D’Ervideira Escolha do Enólogo Branco de Inverno
Aromaticamente intenso, este branco remete-nos de imediato para a expressão tropical do Antão Vaz, ananás, manga e alperce. Em prova o Viosinho impera, trazendo até nós a expressão “Inverno”, onde a acidez e mineralidade, a frescura transmitem vida ao conjunto. Este Branco de Inverno é estagiado nas barricas de carvalho Húngaro por um período de 6 meses, onde adquire estrutura, volume e elegância, fazendo deste vinho, um vinho com uma enorme aptidão gastronómica.
Conde D’Ervideira Reserva Branco
Apresenta aromas de frutos tropicais, especiarias e baunilha. É aveludado e untuoso, possuindo uma acidez equilibrada e taninos suaves e sedosos.
Conde D’Ervideira Vinho da Água Branco
Apresenta aromas de frutos tropicais, especiarias e baunilha. É aveludado e untuoso, possuindo uma acidez equilibrada e taninos suaves e sedosos.
Vinho LV Lobo de Vasconcellos Branco
O LV Lobo De Vasconcellos Branco é um vinho que captura a essência das vinhas selecionadas e o rigor do processo de vinificação. Composto por uvas criteriosamente escolhidas e fermentado a baixas temperaturas, este branco é fresco, elegante e versátil.
Este vinho destaca-se pelas notas de frutas frescas e uma acidez equilibrada, proporcionando uma experiência leve e refrescante. A fermentação alcoólica em cubas de inox, seguida de um estágio de 8 meses com bâtonage nas borras finas, confere-lhe uma textura cremosa e um final prolongado.
As uvas, provenientes de talhões selecionados, foram desengaçadas e prensadas antes de fermentarem em cubas de inox a 14ºC. O estágio de 8 meses em inox, com contacto constante com as borras finas, adiciona complexidade e estrutura ao vinho.